Perspectivismo relacional e redes interafetivas – por uma reconsideração da inteligência a partir de uma ontologia não-antropocêntrica

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Diogo Barros Bogéa

Resumo

Procuramos nesse artigo ressituar algumas questões sobre a chamada “inteligência
artificial” a partir da apresentação de uma ontologia não-antropocêntrica. O artigo se divide em quatro seções: na primeira relembramos o caráter fortemente
antropocêntrico da própria noção de “inteligência”. Na segunda seção apresentamos os conceitos de matéria vibrante e afeto impessoal de Jane Bennett como fundamentos para a elaboração de uma ontologia não-antropocêntrica. Em seguida, trazemos o perspectivismo relacional como alternativa às concepções dualistas e antropocêntricas de inteligência. Por fim, introduzimos a função-fantasia como expansão da lógica do Revirão do psicanalista MD Magno. Esperamos com esse percurso contribuir para a recolocação das questões sobre a inteligência artificial
em novas bases – ou seja, no âmbito de uma concepção imanente, relacional e
não-antropocêntrica.

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Biografia do Autor

Diogo Barros Bogéa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor Adjunto de Filosofia e Psicanálise no Departamento de Estudos da Subjetividade e da Formação Humana da Faculdade de Educação da UERJ. Professor pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ. Procientista UERJ com o Projeto "Para que serve a Filosofia? O sentido da Filosofia na formação de professores". Chefe do Departamento de Estudos da Subjetividade e da Formação Humana da UERJ (2024-). Doutor em Filosofia pela PUC-Rio (2016). Mestre em Filosofia pela PUC-Rio (2012). Licenciado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores (2009). Coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão da UERJ "PENDERE - Pensadores do Desejo e das Redes". Principais temas de interesse: Metafísica da Vontade e suas principais influências (De Schopenhauer à Psicanálise); Superação da metafísica na contemporaneidade (Nietzsche, Heidegger, Derrida). Filosofia da Educação. Formação de Professores.

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